Da mentalidade de escassez a mentalidade de abundância! Veja 3 dicas para você pavimentar o caminho do seu sucesso!

Outro dia dirigindo na estrada vi uma placa que dizia, suco de laranja a vontade. Opa! Reduzi a velocidade, mudei a rota, dirigi por uma tortuosa e esburacada estrada de barro, já imaginando…

Hmmmm, nada melhor do que um suco de laranja puro e fresquinho, neste dia quente. Enquanto o ar-condicionado do meu carro soprava a todo vapor, refrescando minha cabeça estourando de ideias!

Boa tarde! O senhor tem para viagem? Perguntei ansioso por aquela dose de vitamina C.

Ele logo me serviu de um recipiente que ja tinha suco! Paguei a quantia devida e caí na estrada! Ao saborear! Hummmm, logo percebi que o suco não era tão fresco, além de conter água! Puxa vida! Como pode ser?

Me senti enganado, frustrado, decepcionado, mas acima de tudo, fiquei curioso e inquisitivo! Sim, inquisitivo! O que levaria uma pessoa com uma barraca na beira de uma estrada que passa centenas de carros por minuto (estimativa minha, nada oficial), milhares de carros por dia fazer isso?

Percebi logo que este cidadão tinha uma mentalidade de escassez! Se ele achava que o preço do produto dele valia mais, então que aumentasse o preço! Se ele achava que as laranjas irião acabar? Apesar do seu negócio estar no estado onde tem uma das maiores produções de laranja no país! Então que aumentasse o preço! Ele esqueceu, ou não entendia a lei do mercado de oferta e demanda? Mas adulterar o produto? Ou passar uma informação incompleta? Uau! Isso não!

Ele estava sofrendo de uma mentalidade de escassez! Aquela mentalidade de que seu crescimento esta condicionando a perda do outro! É a pessoa que se sente bem quando o outro se sente mal, é a pessoa que sente-se rica quando esta rodeada de pobres! É a pessoa que no trabalho não ensina algo ao outro, com medo de ser substituída.

Pessoas com mentalidade de escassez tem dificuldade em compartilhar recursos materiais, reconhecer e dar credito a outros, elogios então, pode esperar sentado e é sempre aquela “parabéns” mas… Essas pessoas tem dificuldade de ficar genuinamente felizes com o sucesso dos outros!

Esse tipo de mentalidade ver a vida como um jogo de soma de zeros. É aquele tipo de discurso que diz que os ricos, ficaram ricos explorando os pobres! Se existe alguém que ficou rico explorando pobres é o Estado que esta sempre quebrado!  O Estado é gordo e elefantino e não para de crescer, e o pior de tudo, sentado em cima de quem quer fazer algo!

Bill Gates não ficou rico fazendo os outros pobres, Steve Jobs não ficou rico deixando outros mais pobres, muito pelo contrario, eles enriqueceram, enriquecendo todos nós! Eu sou mais eficiente e ganho mais dinheiro, graças aos produtos da Apple e Microsoft!

As pessoas de sucesso veem a vida por outro prisma, essas pessoas por outro lado tem uma mentalidade de abundância! A mentalidade de abundância, como falou John Maxwell flui de dentro de pessoas que tem um senso de auto confiança!

Elas não tem problemas em compartilhar contatos que serão estratégicos a outros, elas não poupam nos elogios, prestigio, decisões, reconhecimento e lucros.  Essas pessoas entendem que na vida, a pizza não fica menor quando você corta outro pedaço e serve alguém!

Enquanto a mentalidade de abundância liberta e faz nos sentir parte de algo maior que nós mesmos, uma atitude de escassez escraviza com medo e paranoias de que o próximo quer tomar de você o que você tem!

Sem perceber, a mentalidade de escassez pode estar lhe roubando o seu próprio sucesso! Pessoas de sucesso, por outro lado, desenvolvem e modelam uma mentalidade de abundância. Desta forma elas criam um ambiente onde elas podem influenciar positivamente outros – provocando uma onda de prosperidade em todos ao seu redor! Como criar e  espalhar essa mentalidade construtiva e pavimentar seu caminho de sucesso?

Seja grato!

Desenvolva uma atitude de gratidão. Vá além em reconhecer os outros! Quando foi a ultima vez que você agradeceu seu cônjuge pelo trabalho e dedicação dele ou dela a sua familia? Deixe um bilhete no espelho! Mande um email a um colega de trabalho ou alguém que você admira parabenizando alguma atitude!

Generosidade com seu tempo!

Crie tempo para servir ao próximo! Na vida profissional por exemplo, quando foi a ultima vez que você ajudou um colega de trabalho em um projeto? Só porque você tem mais familiaridade com algum processo?

Generosidade com suas posses

Quando foi a ultima vez que você doou comida, dinheiro, tempo, ou mão de obra a sua igreja, bairro ou comunidade?

Na vida ha dois tipos de pessoas, os que tomam e os que doam.  Os produtores e os consumidores! Faça a escolha, tome sua decisão de ser um doador um produtor e estarás pavimentando o caminho do seu sucesso!

E você? Por onde vais começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

garanta sua vaga no 2° lote

REVOLUÇÃO NA MEDICINA INTEGRATIVA!