Quem lhe deu permissão?

22 de outubro de 2020 0 Por Sam Silva PhD

Outro dia procurei um professor de natação para me dar aulas.  A ideia seria encontrar alguém para me dar dicas de treinamento para eu melhorar vários aspectos da meu nado e de repente criar um sistema de prestação de contas onde eu estaria desenvolvendo gradualmente um processo.

Bem, depois de passar a mensagem através de conhecidos consegui identificar alguém que teria um mínimo de qualificação para me orientar neste esporte. Deixa eu só lhe posicionar bem, eu não sou nenhum atleta profissional, nem tão pouco tenho aspiração de participar de uma olimpíada. Ou seja, quero simplesmente me exercitar sob supervisão e orientação de alguém mais experiente. A situação foi mais ou menos assim:

  •  Fala cara, Beleza? Estou querendo umas aulas de natação. Tu vens na minha casa me da umas dicas me passa alguns exercícios e corrige meus erros, o que tu acha?

Ele meio reticente, responde

  • Então, eu ainda não terminei minha especialização em natação. Estou fazendo uma pós graduação e eu não me sinto pronto para ensinar assim ainda. Eu prefiro terminar aí eu vou ter condições para ensinar.

Cara quando eu ouvi isso eu quase pedi para morrer! Como assim? A pessoa era formada em educação física, tinha feito o TCC em natação, ensina natação em algum lugar e não se sente apto? Precisa de permissão? Uma carteira, talvez? Aí sim ele poderia dar umas dicas a alguém na casa dessa pessoa? Numa fração de um milésimo de segundos eu vi a historia do Brasil passar pela minha cabeça.

Um país de colonização Lusitana Católica Romana em que o Papa tem licença especial para falar com Deus, que outorga ao Bispos, que é cascateado ao Padres da Paróquia local. Essa cultura deu origem a uma monarquia que concedia licenças aos amigos do Rei, que deu lugar a um Estado gigante, lerdo e obeso que requer licenças, alvarás e ABITS para tudo que for de atividade.  Um Estado que insiste em andar na contramão do desenvolvimento com seus inúmeros documentos impressos, que se um cidadão for carregar no seu dia a dia todos esses documentos necessitaria de uma bolsa a parte. Uma breve lista seria:

  • carteira de identidade,
  • carteira de motorista,
  • titulo de eleitor,
  • reservista,
  • carteira de vacinação,
  • carteira de trabalho,
  • carteira do sindicato,
  • carteira de conselho se você formado,
  • CPF

Esqueci alguma? Por trás da impressão de cada carteirinha dessa tem uma gigantesca instituição que emprega um batalhão de pessoas, que alimentam um sistema que tem vida própria, sugando a vida de tudo ao redor desvinculado da realidade e para onde o mundo caminha.

Nas escolas, empilhamos os jovens e crianças entre quatro paredes por quatro a cinco horas sentados na mesma posição, aprendendo a repetir e engolir o máximo de conteúdo e conhecimento de cem anos atrás muitos desses desnecessário, conteúdo esse definido por meia dúzia de “iluminados” em Brasilia.

Pronto o Sistema esta criado, agora a ordem é obedecer e não questionar. Obedecer o sistema e não questionar é o seu papel.  Para fazer alguma coisa dentro desse sistema você precisa de uma autorização, uma licença um ABITS, do contrario, é muito arriscado.

Só tem que o mundo mudou. Vou repetir, o mundo mudou! Você não precisa de autorização para fazer as coisas, com um computador você escreve seu livro e disponibiliza online para o mundo todo, sem precisar de uma editora. Com um celular na mão você conta a sua versão dos eventos, você arregimenta sua tribo e cria sua nação.

Por praticar Ensino Domiciliar, ou seja, meus filhos até seus 14 anos não frequentam escolas. Minha esposa ensina a eles em casa.  Nós ouvimos todos os dias essa pergunta:  Mas sua esposa é professora? Mas ela tem licença?

Só para embrulhar mais ainda a cabeça da pessoa eu digo, sim, ela tem licença. Eu dei a Licença dela! Aí o que era ruim ficou pior na cabeça do ouvinte.

O conteúdo esta aí disponível. Quer aprender uma outra lingua?  Você quer saber como Bill Gates pensa? Como Elon Musk pensa? É só segui-los nas mídias sociais.

Permissão dada para você ser você.  Dê sua contribuição, o mundo esta carente de pessoas  que façam a diferença. O que você quer? Permissão? Ok, eu ti dou permissão! O que você quer aprender ou fazer?

O didicil é que nesse mundo sem licença, o que é medíocre é devorado e perdido no universo de ruídos. Enquanto a excelência a medida que é experimentada e exposta trará mais excelência.

Então? Esta esperando o que? Faça algo relevante!