Qual a pergunta?

24 de outubro de 2020 0 Por Sam Silva PhD

O ano novo chegou e além de boa comida e visitas, é um tempo em que as pessoas gostam de fazer resoluções para o ano. Eu porém gostaria de sugerir que antes de fazer resoluções para 2018 você faça perguntas para 2018. As pessoas da minha equipe, pode lhe confirmar; na maioria de nossas reuniões começo dizendo, “a  pergunta que queremos responder nesta reunião é…” ou “Qual a pergunta estamos respondendo?”

Essa minha perspectiva vem do CEO de uma Farma start up de capital de risco em que trabalhei na Pennsylvania EUA.  Éramos menos de doze, em outras palavras, tínhamos muito para fazer em um curto espaço de tempo, com  pouquíssima gente para carregar o piano.  Tínhamos que ser precisos, otimizados com bons e mensuráveis resultados.

Toda vez que eu vinha conversar com o CEO, começava contando a estratégia de solução do problema que estávamos solucionando, e logo ele me interrompia,

– “what is the question, Sam?“. “Qual a pergunta Sam?” Isso me colocava numa parada brusca em minha mente que movia-se a velocidade da luz.

– Então eu respondia “a pergunta é…”

Essas conversas foram poucas, mas que tiveram consequências imensuráveis em minha vida.

Em um experimento cientifico, por exemplo, o que você acha é mais perigoso? Uma resposta certa para uma pergunta errada? Ou uma resposta errada para uma pergunta certa?

Se você escolheu a primeira opção, você esta certo. A resposta certa para a pergunta errada, é infinitamente mais perigoso.  Essa abordagem sempre lhe conduzirá a mais erros, pois parte de uma premissa errada.  Não importa quantas respostas certas você tenha, a pergunta errada estará sempre lhe levando cada vez mais distante do certo. A pergunta sinaliza a direção que estas seguindo, o destino.

Por isso que suas perguntas dizem mais sobre você do que suas respostas. Ja dizia Voltair, “Julgue um homem pelas perguntas em vez de suas respostas”

Então em 2018 qual é a pergunta que irás fazer? Qual é pergunta que estarás respondendo?

Para ser ter sucesso. Estou falando grandes sucessos, é crucial entender essas rotas, entender a diferença entre uma má pergunta, uma boa pergunta e uma excelente pergunta. Faça uma excelente pergunta e não desista nunca até você encontrar nada menos que a melhor e mais excelente resposta para ela.

Se não souber da resposta então vá atrás, desenvolva um método de estudar líderes ou pessoas que foram antes de você. Agora, você precisa entender que uma excelente pergunta dificilmente virá de sua atual, situação ou seu atual modo de pensar.  Grandes e excelentes perguntas dificilmente virão de sua atual mentalidade. Porque nós, fomos programados para não arriscar, para não cair, para não sonhar grande para não se frustrar, “é melhor ser realista do que se decepcionar”, ja ouviu essa?

Então qual a pergunta que irás responder durante 2018?

Vou sugerir para você seguir a linha de raciocínio do três “Ps”: Propósito, Prioridade, Produtividade.

Se você imaginar uma árvore o Propósito seria como as raizes profundas que sustenta a mesma. Essas raizes profundas irão alimentar e trazer seiva para cada ramo e galho até que esta lhe dê frutos suculentos. Essas raizes sustentarão esta arvore quando ventos fortes soprarem e quando os períodos de estiagem vierem. Quanto mais produtiva uma pessoa for, mais inspirada ela é por seus propósitos, que por consequência fazem que esta alinhe suas prioridades.

Para elaborar grande perguntas e obter respostas excelentes, sugiro você usar o método EMATT que compartilhei no inicio de 2017. Ele o auxiliará a fazer as perguntas em áreas destintas de sua vida.

Faça esses exercício nas áreas

  • Fisica,
  • Espiritual
  • Intelectual
  • profissional
  • Relacional

Por exemplo na área física, para alguns de nós uma pergunta ótima pergunta, seria …”como seria se eu exercitar todos os dias da semana por 30 minutos? Essa pergunta o levará a outra pergunta… talvez algo… “o que preciso fazer para exercitar-me 30 minutos 5 vezes por semana?”

Por exemplo: como seria minha vida se eu ultrapassar minha meta de vendas em 2018? Essa é uma grande pergunta! Tenho certeza que sua esposa iria amar. Esta pergunta é ótima, porque força você a quebrar a prisão que lhe foi imposta pela sua mãe e seu passado, dizendo que você não deve se arriscar?

Para responder essa pergunta você precisará fazer outras perguntas. Uma grande pergunta o conduzirá a uma série de perguntas menores que o fará agir em sequencia, alinhando suas Prioridades, como que alinhando dominós.

Uma coisa que precisas entender é que nós somos seres multifacetados. Não adianta perder peso e junto com os kilos perdidos também perder seu casamento.  Malhou tanto, todos dias que não sobrou tempo para investir nos relacionamentos mais importantes, já viu esse filme?

Em 2018 faça grandes perguntas e busque respostas tão grandes e excelentes que te levarão para zonas de desconforto. Porque só lá, na zona de desconforto terás os resultados que farão seu 2018 o melhor ano da sua vida.

Pense nisso e faça 2018 o melhor ano da sua vida.