Dr Sam Silva
SAÚDE • CIÊNCIA • CONHECIMENTO
REFLEXÕES & DESENVOLVIMENTO

Zero Mimimi

Dr Sam Silva
Compartilhar

Na vida eu e você todos os dias enfrentamos desafios que somos levados a ter vários tipos de pensamentos.

Pensamentos de Incapacidade:

  • Medo;
  • Pena de nós mesmos;
  • Pensamos no que pode dar errado;
  • Gastamos mais tempo explicando o porque não faremos algo, do que solucionando;

E por fim, o pensamento que impera e vai aos poucos sussurrando na sua mente é: "você não merece isso” "Logo comigo?” "Coitado de mim!"

Pronto, o cenário esta construído e você entra num espiral de autocomiseração.

Você precisa colocar um freio nesses pensamentos limitantes e empurrar você mais forte, forçar um pouco mais. Eu tenho recentemente me flagrado com muita explicações ou desculpas para não forçar meus exercícios físicos. '' Ah dormi muito tarde ontem, hoje a noite eu compenso no treino de Jiujitsu.'' Na verdade eu estou reduzindo minha tolerância a dor. Eu preciso imediatamente dizer que no exercício fisico, se meus músculos não doerem e meu fôlego não ficar acelerado, o exercício ainda não valeu.

Eu preciso dizer para mim mesmo que quando estiver doendo é melhor. Que a dor é um bom sinal!

Existe uma série de paradigmas que estamos lidando aqui:

  • Primeiro é o meu entendimento que o desconforto é algo a ser evitado e não algo a ser buscado. O conforto fisico e emocional devem ser como que estações em nossas vidas não a jornada ou destino.
  • Preciso me reprogramar e entender que o desconforto e ou a dor pode ser na realidade algo bom!

Em vez de viver para evitar a dor e o conforto preciso perseguir a dor e o desconforto.

Você esta advogando masoquismo? Auflagelação? Não! Não estou promovendo isso, longe disso!

Deixa eu fazer uma provocação, e se o nível de desconforto que você estiver disposto a passar, estiver diretamente relacionado com o nível de seu sucesso a alcançar? E transformar as pessoas ao seu redor?

Como assim? Não entendi Sam!

Imagine o seguinte cenário

Vamos imaginar um cara chamado Beto

Beto tem um trabalho de 8 da manhã as 17 da tarde todos os dias. Beto trabalha duro, mas não tão duro. Ele só faz o suficiente. Nunca chega muito tarde, mas também não faz mais nada extra no trabalho, porque ele não é capacho, nem puxa saco! Certo? Afinal de contas ele ja trabalha duro de mais, não é? Sera?.

Sabe como é né? Pegar dois ônibus acordar cedo para fazer a marmita e chegar no trabalho na hora, mas nunca cedo de mais, é muito cruel!

Ele esta nessa ha alguns anos. Ele trabalha o suficiente para ganhar o suficiente só para não ter o suficiente no final da semana, do mês e do ano!

Todos os dias ele fielmente tira uma hora de seu almoço para descansar, porque você sabe como é né? Ninguém é de ferro! E Beto merece um descanso!

Um dia Beto viu meu material, começou a ler meus conteúdos e a ouvir meus videos.

Beto então decide em vez de tirar todos os sábados para fazer churrasquinho com os amigos, porque ele “merece" e "trabalhou duro" a semana inteira, decide investir todas as manhãs de sábado para fazer um curso parcialmente presencial que o deixará mais capacitado para uma promoção na empresa. As manhãs se tornaram corridas, não dá para ficar em casa e pegar leve. Tem que acordar um pouco mais cedo, fazer os trabalhos do curso ir algumas vezes para aulas presenciais, seus colegas não são os mesmos. Conheceu uns caras mais comprometidos com suas carreiras e suas famílias.

Beto decide aumentar a ingestão de vegetais e legumes e acaba reduzindo a ingestão de massas e comidas processadas.

Tudo isso no início foi muito desconfortante, muito difícil, mas ele inicia nessa jornada e começa se sentir melhor.

Seus almoços são curtos porque ele decide ajudar alguns colegas na hora do almoço. Quando não esta ajudando os colegas ele esta lendo livros .

Com essas renuncias e sacrifícios Beto se torna alguém melhor qualificado, consegue vender mais e assume novas responsabilidades no departamento. Com uma melhor remuneração, melhor peso, Beto se sente mais disposto, mais focado. Agora com mais disposição, mais focado, serve melhor sua familia, tem energia para brincar com suas crianças e sua esposa ganhou um marido melhor.

Porque Beto decidiu passar pelo desconforto de investir os sábados e dedicar-se mais ao trabalho, reduzir o açúcar e ler mais, todos saíram ganhando, sua familia, a empresa onde trabalha, seu bairro, a igreja dele, em fim todo mundo ganhou!

Porque ele conseguiu frear a peninha dele mesmo, o Mi Mi Mi interno que todos nós passamos e passou pelo desconforto constante.

E você? Como você esta lidando com seus desafios e suas dificuldades?

Para me ajudar a freiar meus pensamentos de medo e receios, crio lembretes escrevo nas capas dos meus blocos de anotações, em rascunhos de papel e minha mais recente estratégia é a pulseira ZERO MIMIMI. Isso mesmo criei uma pulseira para me ajudar a me catapultar em direção aos meus pensamentos!

Adquira ja a sua pulseira ZeroMi Mi Mi.

← Voltar ao blog