Amor além das palavras
É eu sei, eu sei… Quantas vezes você já parou para pensar, quantas vezes você pensa no seu fígado? Imagina?
Pois é, eu mesmo só lembro desse enorme órgão quando leio material científico, que por sinal é com frequência, ou quando vou ler uma bula de medicamento. Não sei você, mas imagine seu paciente quantas vezes lembram desse órgão vital.
O fígado desempenha tantas funções essencias que a saúde de seu fígado pode definir a sua saúde. Então hoje gostaria de compartilhar com você a primeira postagem de uma série Ame Seu Gigante com informações cruciais sobre seu fígado, e dicas tão importantes que você terá que compartilhar com seus colegas e familiares.
Muito prazer seu Gigante
Funções vitais:
O fígado é um órgão essencial do corpo que desempenha mais de 500 funções vitais. Isso inclui remover produtos residuais e substâncias tóxicas da corrente sanguínea, regular os níveis de açúcar no sangue e criar nutrientes essenciais. Aqui estão algumas de suas funções mais importantes:
- Produção de albumina: A albumina é uma proteína que impede que fluidos na corrente sanguínea vazem para o tecido circundante. Ele também transporta hormônios, vitaminas e enzimas através do corpo.
- Produção de bile: A bile é um fluido essencial para a digestão e absorção de gorduras no intestino delgado.
- Filtra o sangue: Todo o sangue que sai do estômago e dos intestinos passa pelo fígado, removendo toxinas, subprodutos e outras substâncias tóxicas.
- Regula produção de aminoácidos: A produção de proteínas depende de aminoácidos. O fígado garante que os níveis de aminoácidos na corrente sanguínea permaneçam saudáveis.
- Regula a coagulação do sangue: Para que haja a coagulação do sangue é necessário o uso da vitamina K, que só pode ser absorvida com a ajuda da bile, um fluido que o fígado produz.
- Filtração e remoção: Como parte do processo de filtragem, o fígado também remove bactérias da corrente sanguínea.
Com tanto trabalho assim, é inevitável que seu fígado precise de um carinho todo especial. Uma ação bem especial que podemos fazer é a redução de formação de radicais livres, o que ao longo do tempo pode causar muito dano com consequências metabólicas sérias.
Uma boa estratégia seria reduzir a ingestão de gorduras trans ao máximo, que estão contidas em comidas como pão, bolachas, cereais, macarrão com queijo, pizza congelada, sonhos, biscoitos, e centenas de outros produtos alimentícios processados e industrializados que contenham essas perigosas gorduras trans, portanto, fique de olho nelas.
A segunda a boa estratégia é o uso de boas gorduras como óleo de côco, manteiga de animal, abacates, azeitonas, nozes e sementes e vários outros alimentos naturais que contêm gorduras saturadas são uma sacada! É verdade que, dependendo do seu metabolismo, a quantidade certa de gorduras saturadas, para você pode variar. Ou seja, uma boa estratégia seria o uso de boas gorduras, sim você me ouviu bem, gorduras boas para seu fígado ficar feliz.
E você está pronto para mostrar amor? Essas ações irão demostrar ao seu gigante o quanto você o ama!
Abraço,
Sam