O que nunca lhe contaram sobre o Selênio

O QUE NINGUÉM SABE SOBRE O SELÊNIO:

Quando falo sobre Selênio, um encontrado em traços na natureza e em grande quantidade nas castanhas-do-pará, as pessoas geralmente sabem que ele está envolvido na função da tireoide, auxiliando na conversão do T4, a forma inativa do hormônio tireoidiano, para a forma ativa T3.

Também podem saber que o Selênio ajuda a desintoxicar o mercúrio e pode auxiliar na luta e prevenção do câncer, especialmente o de próstata e pulmão. Além disso, o Selênio é fundamental para a saúde cardiovascular e na prevenção de derrames e demência, pois combate os radicais livres e a inflamação que pode ocorrer no cérebro. Assim, é realmente eficaz na prevenção de Alzheimer, Parkinson e outros tipos de neuro degeneração que afetam nosso sistema nervoso.

A REVELAÇÃO:

Aqui estão algumas coisas que você provavelmente não sabe sobre o Selênio:A verdadeira razão pela qual ele está presente em grande quantidade nas castanhas-do-pará. As castanhas-do-pará vêm da árvore brasileira e o solo onde cresce essa árvore é quase isento de enxofre. A química do enxofre é muito semelhante à do Selênio, o que significa que o Selênio pode se ligar a certos aminoácidos, assim como o enxofre pode.

Isso faz com que o Selênio seja um substituto funcional do enxofre. Assim, ao consumir apenas uma castanha-do-pará, você obtém cerca de 96 microgramas de selênio, o que é mais do que suficiente. Não é necessário muito Selênio, apenas pequenas quantidades, pois o excesso pode causar problemas como queda de cabelo, neuropatias, tremores, problemas neurológicos e cardíacos. Por isso, não é porque muitas pessoas apresentam deficiência de Selênio, mais de um bilhão de pessoas, ja pensou? Que você deve sobrecarregar seu corpo com selênio, especialmente desequilibrando com outros minerais-traço. As necessidades de selênio estão entre 50 e 70 microgramas, aproximadamente.

ALGUÉM FALOU SELÊNIO?

A grande pergunta e algo que raramente as pessoas sabem é porque tantas pessoas apresentam deficiência de selênio. Seria porque elas não consomem castanhas-do-pará suficientes? Bem, o selênio está presente em muitos outros alimentos, como carnes vermelhas, vísceras, frutos do mar, ovos, levedura nutricional e até certas plantas, embora em quantidades não muito altas. Os animais obtêm selênio das plantas que crescem no solo. Mas o que é novidade para a maioria das pessoas é que o selênio não está apenas presente passivamente no solo, esperando ser absorvido pelas plantas. Normalmente, ele está em uma forma que as raízes das plantas têm dificuldade em extrair, então elas precisam da ajuda de micro-organismos, o que é uma informação muito nova.

UMA MÃOZINHA DOS MICROORGANISMOS:
Os micro-organismos ajudam a mobilizar esses minerais das rochas, e a diversidade de micro-organismos e a quantidade deles no solo são aspectos cruciais, muitas vezes negligenciados, que afetam a disponibilidade de Selênio nas plantas e, consequentemente, nos alimentos. Infelizmente, muitos agricultores convencionais não compreendem essa relação e, como resultado, não possuem essa diversidade microbiana em seus solos. Isso leva à adição de nitrogênio, fósforo e potássio ao solo para estimular o crescimento das plantas, mas a saúde das plantas é comprometida, levando ao acúmulo de insetos e pragas, exigindo o uso de pesticidas e herbicidas.

SUA MICROBIOTA AGRADECE:
Por tanto um aspecto importante é que nossa saúde sofre quando não há diversidade microbiana suficiente, seja pela falta dela no solo ou pela nossa alimentação baseada em alimentos pasteurizados, esterilizados, cozidos e enlatados. Por isso, é muito importante, posso repetir?
Muito importante o consumo de alimentos fermentados e a compra de alimentos de agricultores que valorizam a diversidade microbiana em seus solos.
Além disso, algumas pesquisas mencionam a possibilidade de uma mutação genética relacionada às proteínas ou enzimas com Selênio, o que torna ainda mais importante garantir a ingestão adequada de Selênio para a construção de certas enzimas essenciais, como a glutationa, crucial para a desintoxicação no fígado.

ONDE A PESQUISA LEVA:
Recentemente lancei um Shake, o Mag Power Plus, que é um tremendo produto que vem com magnésio biodisponível em dois momentos, um a 60 minutos e outro depois de 90 minutos. Isso tudo porque esse magnésio está complexado com outras substâncias que contribuem para sua absorção, um desses ingredientes é exatamente o Selênio! Agora você já imaginou esse Selênio vir com magnésio e colágeno? Não estou mencionando nem as vitaminas do complexo B.

O Mag Power Plus é realmente um fenomenal produto, eu particularmente tenho tomado duas vezes ao dia no final da tarde e um pouco depois do Jantar. Bem eu sou suspeito como você sabe, mas sugiro a você, se valorizar o suficiente e dar ao seu dia essa baita de uma alavancada!

Forte abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *