República do Concurso

21 de outubro de 2020 0 Por Sam Silva PhD

Meus filhos fazem escola em casa, ou seja nós não mandamos nossas crianças para a escola. Bem, a nossa filha mais velha esta frequentando agora a oitava série na escola! Tudo bem… coisas piores que isso podem acontecer com nossos filhos! Brincadeira!

Eu e minha esposa temos uma lista das dez perguntas mais frequentes, que ouvimos. As pessoas são engraçadas e fazem perguntas interessantes. Uma das minha favoritas são,
– E diploma? Como vocês fazem?
– Diploma de que? da primeira série? Do maternal? da quinta série? para que meu filho vai querer um diploma?
Já ouvi uma resposta assim… Para fazer concurso?

Uau! Teu filho nem terminou a oitava série e você esta preocupado com o concurso dele?

Devemos estar preocupados se nossos filhos ou crianças e jovens estão puxando os limites do conhecimento em suas áreas de interesse? Seu filho gosta de escrever? De colorir? de cozinhar? Colecionar pedras? De ossos? de plantas, de besouros? Encoraje a fazer o que ninguém nunca fez! Nós por exemplo, estamos com nossa segunda ossada de crânio de uma vaca ou boi! As crianças ficam engajadas de uma forma que você consegue ensinar conceitos variados as vezes até um pouco complexo!

Encoraje-os a fazer bicos para o vizinho! Encoraje-os a empreender vender pulseiras, vender limonada, vender idéias. Há organizar clubes, etc!

Arriscar enquanto estão pequenos, são riscos pequenos e ai eles vão desenvolvendo a “musculatura” mental e emocional de um futuro adulto saudável!

Como falou Douglas MacArthur, oficial das forças armadas americas! “Não ha segurança nesse mundo. O que há é oportunidade”!